Porquê Motas elétricas?

Embora as motas elétricas possam parecer um novo conceito, estão a tornar-se uma tendência Mundial e são já uma referência na mobilidade das cidades. Mas quais são as diferenças entre motas “normais” e motas ou scooters elétricas? Quais os principais motivos para trocar? Quais são exatamente os benefícios de uma mota elétrica?

 

O que é uma mota elétrica?

Simplificando, uma scooter elétrica ou mota elétrica é movida a eletricidade em vez de gasolina. Não tem motor a combustão como a maioria dos “velhinhos e fumarentos” motociclos. Em vez disso, é alimentada exclusivamente por uma bateria recarregável e um motor elétrico. No resto é em tudo igual a uma mota convencional – precisa de carta de condução, ser matriculada, ter um seguro, usar capacete e pode circular em qualquer estrada, via rápida, auto-estrada (as equivalentes a 125cc) e só na cidade (as de 50cc)

 

No futuro só existirão motas elétricas?

O mundo do mobilidade caminha rapidamente para uma forma de deslocação mais verde e ecologicamente sustentável. Como a mudança climática é um grande um motivo de preocupação e os recursos de combustível natural se esgotam e são altamente poluentes, a única forma de termos futuro é alterarmos a forma de nos movermos através de veículos ecológicos.

É por isso que, até 2040, a venda de novos motociclos movidos a gasolina será proibida. Isso significa que dentro de 20 anos não será mais possível comprar um motociclo a combustão.
Apenas motas elétricas estarão disponíveis e a MOTI tem as melhores motas e scooters elétricas sempre disponíveis !

 

Quais os benefícios de possuir uma mota elétrica?

Torque e potência instantâneos

As motos elétricas têm uma potência fantástica e são muito rápidas. Com 100% de torque instantâneo, obtém-se uma aceleração mais rápida do que uma mota movida a combustível. A entrega desse torque é linear e não precisa de trocar de mudança, o que também significa que não terá a sensação de onda que obtém com as motas convencionais.

 

Sem manutenção

Uma scooter elétrica só tem um motor elétrico diretamente instalado na roda traseira. Não tem óleo no motor, velas, filtros de ar, correias dentadas, engrenagens, embraiagem e tantas outras peças de desgaste rápido. A única manutenção que irá necessitar fazer é trocar pneus, pastilhas de travão e fluido hidráulico, que durão muito mais, já que o motor elétrico faz a maior parte da travagem.

 

Um passeio mais silencioso

As motas elétricas são naturalmente muito mais silenciosas do que as motas convencionais. As velhinhas motas a combustão produzem imensa poluição sonora criando desconforto auditivo a todos.

 

Perfeito para passeios citadinos

As motas elétricas são perfeitas para uma condução na cidade. Devido à travagem regenerativa que acompanha a condução na cidade, na verdade, recarrega a bateria, prolongando a autonomia por mais tempo.

 

Leve

As motas elétricas têm menos peças do que as movidas a combustível, o que as torna mais leves e ágeis

 

Benefícios financeiros de uma mota elétrica

Hoje em dia, os preços das motas elétricas são equiparados às motas convencionais senão mais reduzidos. E mesmo que tenham um custo inicial superior, a curto-médio prazo, a poupança é incrível. Uma carga completa numa mota elétrica custa muito menos do que gasolina. Com 1€ apenas conseguimos fazer 100 Km!  Não existem custos anuais absurdos com manutenção como nas motas convencionais. Além disso, existem diversos incentivos do governo sobre impostos e outras taxas relacionadas a motas. Portanto, mesmo que o custo inicial fosse superior à “fumarenta” a combustão, iria recuperar facilmente esse dinheiro e com uma poupança real a cada ano.

E como as motas elétricas são fáceis de manter e têm apenas uma peça móvel, também irá economizar em serviços, reparações e manutenção.

 

Outros benefícios de uma mota elétrica

Ao usar motas elétricas em vez de gasolina, beneficiamos todos com:

  • Redução da pegada de carbono coletiva
  • Redução das emissões de CO2 causadas pelo tráfego rodoviário
  • Redução da poluição sonora

Está pronto para ter uma MOTI e começar a poupar?

Para alcançar já hoje a sua mobilidade do futuro, entre em contacto connosco e agende um test drive.